Programação - Em Breve


Regulamento


DESVELANDO SABERES DOCENTES é um evento que ocorre a cada dois anos e destina-se a apresentar experiências desenvolvidas pelos professores e estudantes dos cursos de licenciaturas das redes de ensino pública e privada do Rio Grande Sul. Tem por objetivo promover o encontro de docentes das distintas áreas do saber para compartilharem suas experiências desenvolvidas em escolas ou outros espaços educativos.

A atividade contará com uma palestra de abertura que refletirá sobre a formação e a prática docente. Para enviar a experiência, é necessário que o participante esteja inscrito no evento. Para maiores detalhes, baixe o regulamento do evento através do link abaixo:

Regulamento em breve!

Inscrições - Em Breve


Histórico do Evento


O Seminário “Desvelando Saberes Docentes” surgiu em 2008, durante a semana de aniversário da Escola (no mês de setembro), para reflexão e socialização de experiências vivenciadas em sala de aula. Conseguimos realizar um evento, que teve um número grande de espectadores, com a maioria dos trabalhos apresentados pelos nossos professores e que promoveu a integração dos docentes do CEFET-RS e das demais redes da Região.

No ano seguinte, 2009, foi possível verificar que muitos professores que assistiram às apresentações de trabalhos do ano anterior ficaram motivados a socializar suas próprias experiências, tanto que realizaram suas inscrições e contribuíram naquela edição, que ocorreu em dois dias, mais uma vez dentro da semana de aniversário do Campus. Na avaliação desse trabalho, chegamos à conclusão de que para a edição futura fazia-se necessário ampliar o cronograma para três dias e realizá-lo em outubro, pois queríamos homenagear a data do Dia do Professor, e a fala sobre o seu fazer estaria colaborando para a sua valorização profissional.

Em 2010, na 3ª edição, ocorreram as seguintes atividades: a palestra de abertura “O ensino integrado como motivador para a pesquisa científica e tecnológica”, proferida pelo Prof. Irineu Ronconi, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo-RS; o lançamento do livro O Brasil e a URSS na Guerra Fria: a política externa independente na imprensa gaúcha, escrito pelo Prof. Charles Sidarta Machado Domingos, docente do Campus Charqueadas; a apresentação de vinte e sete experiências, sendo doze delas de professores do Campus e as outras quinze de docentes da Região Carbonífera. O evento ocorreu entre os dias 13 e 15 de outubro e contou com a assistência de cento e oitenta e oito pessoas.

Na 4ª edição, tivemos na abertura a palestra do Prof. Gaudêncio Frigotto (UERJ), que abordou o tema “O Ensino Médio Integrado e a Expansão da Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectivas”, e, no dia seguinte, a palestra “A formação do leitor literário em casa e na escola”, do Prof. Caio Ritter. Entre os dias cinco e sete de outubro, tivemos vinte e três apresentações de experiências de docentes da Região Carbonífera, que desvelaram os saberes adquiridos no seu cotidiano.

No ano de 2013, na 5ª edição o V Seminário “Desvelando Saberes Docentes”, que se realizou entre os dias dezesseis e dezoito de outubro contou na palestra de abertura com a presença do Prof. Marco Antônio Moreira que abordou a temática: “Aprendizagem Significativa”. Também participaram do evento a professora Daniela Pavani abordando o tema "Astronomia e Interdisciplinaridade", a palestra de Jaqueline Thies da Cruz Koschier, Palestra de Lisandro Lucas de Lima Moura e Cristhianny Bento Barreiro: "Mística do ensino e educação para o reencantamento: desvelando saberes tradicionais” e no encerramento do evento a palestra de Alice Maria Szezepanski: "Os alunos não são mais os mesmos. E a escola?"

Em 2015, na abertura do evento haverá a palestra do professor Josué Michels abordando o tema “Educar pela Pesquisa na formação dos professores”. Além da palestra, o comitê organizador optou por privilegiar os relatos de experiências desenvolvidas por professores dos diversos níveis e modalidades de ensino.