Foco e Escopo

A revista CIENTIF visa prover  a socialização de estudos e pesquisas em várias áreas do conhecimento, em especial as Ciências Humanas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias,  Artes, dentre outras. Os editores acreditam na abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, a Revista aceitará contribuições originais com temática interdisciplinar, estabelecendo pontes entre áreas e subáreas do conhecimento.

Serão aceitos artigos em português e inglês com a finalidade de divulgar as investigações interdisciplinares originadas em diversos países e também facilitar o acesso aos textos originais.

Não será cobrada nenhuma taxa dos autores para submissão dos manuscritos e nem dos leitores para acesso a eles.

Editores
  • Mauricio Escobar
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Política padrão de seção

Editores
  • Maria Caetano
  • Mauricio Escobar
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos  Revista passam por três etapas de avaliação no decorrer do processo editorial:

1. Verificação de Formato – realizada pela secretaria executiva;
  2. Avaliação de Admissão – realizada pelos editores e;
  3. Avaliação de Mérito – realizada pelos pareceristas anônimos.

A etapa de Verificação de Formato avalia se o artigo se enquadra nos objetivos da Seção para onde foi enviado e sua adequação às normas da revista. Sendo aprovado nesta primeira etapa, o artigo segue para a Avaliação de Admissão, realizada pelos editores (editor, editor adjunto e editores associados), a fim de verificar o enquadramento do artigo às linhas temáticas, sua relevância e contribuição científica para a área. Os artigos que deixam de cumprir qualquer um dos requisitos são recusados pela editoria.

Uma vez acolhido no processo editorial, o artigo é encaminhado a dois pareceristas de instituições diferentes da instituição do autor e com qualificação e experiência de pesquisa no tema do artigo. A indicação de pareceristas é de responsabilidade da Editoria do periódico e é feita com base, sobretudo, no conhecimento tácito dos editores sobre as atividades de pesquisa nas várias instituições e sobre as relações entre pessoas e grupos de pesquisas no meio acadêmico, de modo a evitar possíveis conflitos ou incompatibilidades que prejudiquem a avaliação. Os pareceristas têm 3 (tres) semanas para o envio da avaliação do artigo, podendo aprovar, solicitar modificações ou recusar o trabalho.

A partir do recebimento das avaliações dos pareceristas, a decisão editorial é tomada em reunião entre os editores. Essa decisão baseia-se em critérios estabelecidos que, por sua vez, baseiam-se nas três opções conclusivas dos pareceres e na análise do conteúdo de cada parecer.

Periodicidade

A revista CIENTIF é uma publicação semestral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul riograndense-Campus Charqueadas . Serão publicados em média 15 artigos por edição, totalizando aproximadamente 30 artigos anuais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento