Exposição

Registro Photográphico - retratos de um Câmpus antes da pandemia
Autores
  • Eduardo Martinelli Leal eduardoleal@ifsul.edu.br
  • Luiz Roberto Lima Barbosa luizbarbosa@ifsul.edu.br
  • Carmem Carolina Klafke carmemcarolk@gmail.com
  • Adrian Nunes Carvalho adrian.carvalho@outlook.com
  • Isabela Garcia Ronsani isabelaronsani@gmail.com
  • Barbara Vencato Oliveira barbaraoliveira60@acad.charqueadas.ifsul.edu.br

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Resumo

O IFSul- Câmpus Charqueadas apresentou e promoveu o projeto de extensão "Registro Photográphico - retratos de um Câmpus antes da pandemia", no ano pandêmico de dois mil e vinte, como uma atividade de integração da comunidade de abrangência do câmpus Charqueadas do IFSul, enquanto atividade remota, considerando o protocolo sanitário de isolamento por grande parte dos servidores e em período anterior à vacinação por conta da pandemia por Covid-19. O objeto compõe-se das fotografias do Câmpus e no Câmpus produzidas pela comunidade geral antes da pandemia pegando desde a fundação do Câmpus à suspensão das atividades pela pandemia. Reunidas num acervo, algumas serão publicadas nas redes sociais do Câmpus (instagram: @regphoto.ifsul ), e quando possível, expostas em eventos institucionais dando visibilidade aos momentos do dia a dia do Câmpus em épocas de pleno convívio, valorizando sua história e a força. Quatro estudantes do ensino médio integrado: Adrian, Barbara, Carol, e Isabela, atuaram intensamente no projeto. Inicialmente de modo voluntário e logo quando o projeto foi contemplado com auxilio bolsa, alguns dos estudantes foram beneficiados, juntos também, os professores Eduardo Martinelli Leal, de Sociologia; e Luiz Roberto Lima Barbosa, de Artes, completam o quadro dos envolvidos nesta ação de captura remota coordenadas por Carlos Eduardo da Silva. Visite o Instagram do projeto @regphoto.ifsul .

Projeto EducaIF: Tecnologia e educação a serviço da rede pública municipal de ensino de Venâncio Aires
Autores
  • Gelson Luis Peter Correa gelsoncorrea@ifsul.edu.br
  • Isadora Luísa Ferreira Martins isadoramartins.va289@academico.ifsul.edu.br
  • Luiza de Castro Faleiro luizafaleiro.va353@academico.ifsul.edu.br
  • Isadora Luísa Ferreira Martins fernandoborba.va329@academico.ifsul.edu.br

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Resumo

Percebe-se que o cenário educacional atual necessita ser repensado pelo fato de que muitos conteúdos são apresentados de maneira descontextualizada, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem e fazendo com que os estudantes não desenvolvam autonomia, senso crítico e a criatividade com toda sua potencialidade. Neste contexto, o projeto tem o objetivo de motivar o trabalho dos professores de ensino fundamental, apresentando ferramentas pedagógicas tecnológicas e contemporâneas, através do uso do software Scratch. E paralelamente desenvolver nos estudantes da rede pública o raciocínio lógico, senso crítico e criatividade através do uso de novas tecnologias. Proporcionando formação sobre o software Scratch aos professores da rede pública municipal de Venâncio Aires e oficinas de Scratch para estudantes dos anos finais do ensino fundamental destas instituições, por meio de encontros online semanais via Google Meet e com acompanhamento especial através de grupos de WhatsApp e Google Classroom nivelando o conhecimento com atividades dinâmicas e práticas e formulários online de avaliação ao final de cada aula. Ao final da ação de extensão, houve a expansão do projeto para mais três escolas e mais de quinze alunos formados, a aquisição de kits de robótica pelas escolas, a liberação da maioria das escolas para o projeto executar em seu espaço e com os alunos, a introdução de tecnologias na educação feita com sucesso em cinco escolas e com mais de dez professores, além da grande influência do projeto nas escolas do município de Venâncio Aires que mobilizou a busca pela robótica como uma atividade extracurricular que irá somar no processo de aprendizado dos alunos.

Projeto Pergunta Pra Elas! Mulheres da Zoot!
Autores
  • Lisandre Oliveira lisandredeoliveira@gmail.com
  • Fabiane Gentilini fabianegentilini@ifsul.edu.br

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Resumo

Projeto Pergunta Pra Elas! Mulheres da Zoot! nasceu como Projeto de Ensino no início da Pandemia em março de 2020, pela vontade de seguir tendo contato com a comunidade discente, mantê-los engajados com o curso, levar informações de qualidade e fortalecer a imagem da mulher no Agro. Para isso, foi criado um perfil no Instagram e mulheres de atuação na Agropecuária foram convidadas a gravar vídeos curtos sobre assuntos Zootécnicos. Nesta Primeira Temporada foram publicados 100 vídeos de março a outubro. Percebemos a necessidade de reenquadramento do Projeto já que contávamos com milhares de seguidores no Instagram e no Facebook (criado posteriormente), com participação de pessoas de diversas cidades e estados. O Projeto de Extensão iniciou como Segunda Temporada já com 100 vídeos disponíveis. Na segunda temporada foram publicados 55 vídeos. Contamos 1.787 “seguidores” no Instagram e 3.751 “amigos” no Facebook. Atingimos em um só vídeo 28.112 visualizações no Instagram. Foram publicadas 30 imagens informativas e 7 Reels (vídeos curtos e divertidos), sendo que um deles alcançou 21.300 visualizações. Pontos positivos do projeto foram dar voz e espaço para mulheres que atuam na área Zootécnica e os diversos feedbacks que recebemos de apoio ao projeto e o engajamento no compartilhamento das postagens. Percebemos que 77,9% dos seguidores do Instagram eram do sexo feminino. Não tivemos mais seguidores do sexo masculino pois o nome do projeto levava a entender que era um perfil voltado para Mulheres ou este perfil de seguidores é resultado de um machismo estrutural que desvaloriza a opinião e a criação de conteúdo realizado por Mulheres? Não temos no momento como responder esta questão. Acreditamos que o Projeto alcançou êxito em seus objetivos propostos. Houve de fato a visualização dos vídeos postados e o compartilhamento das informações através das mídias sociais.

Projeto H.O.R.T.A.S (História, Organização Coletiva, Recuperação Ambiental, Tecnologia social, Atenção Básica e Sustentabilidade)
Autores
  • Ronise Ferreira dos Santos ronisesantos@ifsul.edu.br
  • Angélica Neitzke Calisto angelicacalisto.sg245@academico.ifsul.edu.br
  • Carina Oliveira Hoffmann carinahoffmann.sg423@academico.ifsul.edu.br
  • Vitor Edinei Carvalho Gomes vitorgomes.sg314@academico.ifsul.edu.br

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Resumo

O Projeto Piloto H.O.R.T.A.S objetivou o resgate da história das pessoas envolvidas e da relação com seus lugares; o motivar da organização social entre elas; o resgate do solo como patrimônio natural e espaço do fazer cultural através da regeneração; a colaboração entre o popular e o científico no desenvolvimento de tecnologias sociais (TS) e a atenção diante suas demandas básicas à sustentabilidade. Seus objetivos estão contidos no título. O método de trabalho utilizou a técnica de círculos de cultura e a prática do plantio de hortas urbanas comunitárias e funcionais, implementadas coletivamente, em 03 cidades de abrangência do IFSul - Câmpus Sapiranga: Sapiranga (discentes do ensino fundamental da Escola Estadual Willy Oscar Konrath), em 08 famílias da cidade Nova Hartz e 10 famílias da cidade de Taquara. Compreende-se por hortas funcionais, local onde são cultivadas plantas de caráter alimentício convencional e não convencionais (PANCs), bem como ervas medicinais, seguindo os princípios e métodos da Agroecologia (floresta e comida). Foi no espaço das hortas que aconteceram os círculos de cultura que identificaram demandas e potencialidades do público-alvo. Alguns resultados percebidos em todos os públicos atendidos: o H.O.R.T.A.S identificado como TS e a compreensão da comunidade do IFSul - Câmpus Sapiranga sobre sua potencialidade extensionista e de tecnologias sociais participativas.

Desde su Taller: processos criativos em evidência
Autores
  • Catiuscia Bordin Dotto catiusciadotto@ifsul.edu.br
  • Gisele Pacheco de Oliveira giseleoliveira.cm012@academico.ifsul.edu.br
  • William Kelbert Nitschke williamnitschke@ifsul.edu.br
  • Giliard Àvila Barbosa giliardbarbosa@ifsul.edu.br
  • Maria Valquíria de Oliveira Navarro valquirianavarro@gmail.com
  • Ivo Pereira da Costa Neto ivo.brasil@hotmail.com

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Resumo

A produção artística contemporânea é composta por uma pluralidade de fazeres e provoca estranhamento. O acesso à arte, geralmente, é vinculado às questões sociais e econômicas da população. As comunidades atendidas pelos IFES, em sua maioria, encontram-se em regiões afastadas geográfica e/ou economicamente de grandes centros onde se manifestam, com maior frequência, equipamentos culturais, considerando assim, uma dificuldade em frequentar espaços de arte que, neste caso, se vincula à um pertencimento à elite, e o artista à tradicional figura de gênio criador. A maior parte do público acaba por compreender que determinadas manifestações artísticas não lhe dizem respeito. Mesmo quando o encontro entre arte e público acontece, este visualiza o produto final e acaba por não perceber o processo que designou aquela obra. Desconhece as horas de estudo necessárias para um músico antes de um concerto, ou mesmo todas as leituras e experimentações de técnicas que precedem um trabalho visual. Não compreende ou nem percebe que existe trabalho precedendo o produto final da arte. "Desde su taller" é uma proposta que pretende abrir para o público os ateliers de artistas, propondo abreviar as distâncias entre o público e a arte, desmistificando a figura do artista. O projeto visa levar diferentes formas de arte e seu processo criativo até a comunidade do IFSUL, permitindo assim que muitos conheçam os espaços e meios de produção, bem como processos de criação de músicos, artistas visuais e atores da cena. A primeira versão, realizada em 2021, consistiu na participação do percussionista Ivo Pereira e da escultora Valquíria Navarro apresentando seu processo criativo através de audiovisual, pontuando referências e procedimentos que antecedem a criação. O material foi exibido durante duas lives, realizadas no canal do IFSUL - Campus Camaquã, quando a comunidade pôde interagir com os artistas. Através deste diálogo entre os artistas e a comunidade se estabeleceu uma aproximação às diferentes formas de expressão da arte, constituindo um espaço pedagógico e ampliando, portanto, o repertório cultural da comunidade.

CaVG Rock
Autores
  • Vinicius Carvalho Beck viniciusbeck@ifsul.edu.br
  • Miguel Jorge Weber migueljorge600@gmail.com

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Resumo

O CaVG Rock foi um projeto de cultura realizado em 2020 e 2021 visando a integração de alunos e servidores/professores para a gravação de músicas conhecidas do rock nacional e internacional. Cada integrante do projeto gravava um vídeo separado em sua residência e depois enviava para o editor, que fazia o trabalho de juntar todas as faixas e montar uma apresentação, que seria reproduzida para o público no dia programado no Youtube, de forma remota. Foram incluídos também sons do campus nas gravações. A gravação dos sons ambiente do Campus CaVG do instituto Federal Sul-rio-grandense está em sintonia com a tendência de composição denominada paisagem sonora, técnica que trabalha em cima de gravações da paisagem eletroacústica. Os sons do ambiente representam a afirmação da vida e de seu entorno sonoro. A inserção de sons do CaVG na proposta é uma forma de caracterizar a apresentação musical e criar uma ligação com a comunidade. Dentre várias outras interpretações disponíveis na internet das canções escolhidas no setlist, a interpretação da presente proposta tem a característica de ser feita por membros do Campus CaVG. O projeto durou cerca de 2 meses, contando também com a participação de convidados, e conseguiu alcançar os objetivos, proporcionando para o público geral e do campus, uma apresentação musical realizada e visualizada pela comunidade do IFSul e externa. Link do projeto, para aqueles que quiserem conferir nosso trabalho: https://www.youtube.com/channel/UCZxjKsFlyYlIteaxDgNha2g.

A atuação da Equaliza Engenharia na melhoria de processos industriais durante a pandemia
Autores
  • Camila Ottonelli Calgaro camilacalgaro@ifsul.edu.br
  • Vinícius José Rosa viniciusrosa.equaliza@gmail.com

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A Equaliza Engenharia é uma empresa Júnior, sob a forma de uma associação civil com fins educacionais e não lucrativos formada pelos estudantes do curso de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação Sul-rio-grandense, Campus Pelotas. Tem uma gestão autônoma, porém as atividades são orientadas e supervisionadas por professores da instituição. Na Equaliza Engenharia, os estudantes têm a possibilidade de pôr em prática o aprendizado teórico e principalmente obter a experiência de gerir uma empresa, que presta serviços na área de engenharia para micro e pequenas empresas, permitindo assim, uma formação sólida. A empresa promove parcerias com outras instituições e empresas, com objetivo de desenvolver seus membros. A Equaliza oferece soluções, como: consultoria e assessoramento técnico gerencial, otimização de processos, consultoria ambiental, soluções em gestão da qualidade, consultoria de novos produtos e consultoria estratégica. Como a Equaliza tem uma gestão autônoma, as atividades continuaram em todo o período de pandemia, com reuniões virtuais com os membros, professores, clientes e com projetos contratados. Os membros também realizaram palestras relacionadas ao curso e processos seletivos para a seleção de novos membros, tudo realizado de forma remota. Durante a pandemia, duas empresas contrataram a Equaliza Engenharia para atuar na otimização de seus processos, onde, em primeiro, foi realizado a otimização da limpeza de embalagens em uma agroindústria, tendo como resultado, a garantia da segurança dos alimentos para os consumidores, ao atingir o nível de sanitização no processo de higienização das embalagens e o melhoramento da segurança dos colaboradores da agroindústria. No segundo projeto, foi realizado a otimização do processo de produção de polpa de fruta, foi realizado um estudo sobre as condições operacionais específicas para cada matéria-prima, uma enumeração sobre os requisitos sanitários previstos na legislação, e foi proposto um fluxo de processo, com análise de retorno do investimento, que atendia ao objetivo de armazenamento de polpas à temperatura ambiente a partir do processo existente. Assim, pode-se dizer que a empresa conseguiu atuar ativamente durante a pandemia, realizando projetos de otimização.

3° Grande Prêmio IFSul de Rolimã
Autores
  • Rafael Marquetto Vargas rafaelvargas@ifsul.edu.br
  • Vitória Simon de Souza vitoriasouza.ch189@academico.ifsul.edu.br

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Esta ação propõe o desenvolvimento e execução de oficinas sobre construção de carrinhos de rolimã com crianças e jovens da região carbonífera. Durante as oficinas, os participantes farão propostas de carrinhos de rolimã, que terão suas peças fabricadas com o auxílio dos membros da equipe executora. Nas oficinas, serão explicados conceitos de física e sobre a utilização de ferramentas manuais. Espera-se fortalecer o ensino básico da região, além de realizar a prospecção de futuros alunos para o IFSUL. Ao fim, foi realizada uma competição com os carrinhos construídos pelos participantes. A comunidade de pais, professores e amigos dos alunos que participarem das oficinas, poderão contribuir auxiliando os alunos a desenvolverem e montarem os protótipos de carros de rolimã, assim como auxiliando na competição de carrinhos de rolimã que será proposta ao fim do projeto. Essa será uma oportunidade de integração e contribuição da comunidade no desenvolvimento educacional dos alunos, assim como se integrar com uma escola em que eles estudam e com o próprio IFSUL. A comunidade do IFSUL se beneficia tendo a oportunidade de divulgar junto à comunidade o trabalho de ensino, pesquisa e extensão realizado dentro do campus, reforçando a ideia de que a instituição tem um papel fundamental no desenvolvimento científico, social e cultural da região carbonífera. Além disso, o projeto será uma ferramenta poderosa de divulgação do processo seletivo para o ingresso nos cursos do campus, aumentando assim, o interesse de alunos da região em estudar no IFSUL.

II SpaceIF online - Maratona do conhecimento
Autores
  • Ismael de Lima ismaellima@ifsul.edu.br
  • Mariana Ziemer de Almeida Tuchtenhagen marianatuchtenhagen@ifsul.edu.br

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Resumo

Diante do período pandêmico as atividades passaram a ser realizadas em ambientes virtuais, havendo a necessidade de ampliação das interações sociais em ambientes digitais. Nesse contexto, aconteceu o II SpaceIF online – maratona virtual onde estudantes do 9º ano do EF e EM, em equipes, foram desafiados a resolver tarefas relacionadas a temática da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia 2021: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Para tanto, foi utilizada uma metodologia denominada maratona do conhecimento, organizada da seguinte forma: construção do edital e do material gráfico e audiovisual para divulgação; inscrições; lives com 4 palestrantes externos; tarefas e entregas. A interação dos maratonistas e da comissão organizadora aconteceu via Discord, plataforma muito utilizada no universo gamer, constituindo um espaço descontraído que proporcionou aos participantes compartilhamento e apropriação de conhecimento. Essa segunda edição consolidou o SpaceIF online como um espaço de ensino não-formal, estabelecido numa plataforma digital familiar aos estudantes, que contribuiu com a aproximação e integração entre pesquisadores, profissionais especialistas, docentes e estudantes, efetivando-se num local de compartilhamento de ideias e criação de vínculos. A partir das indagações dos participantes nas lives, foram produzidos e disponibilizados no Spotify podcasts com a participação dos especialistas. Além de aprendizados diretamente ligados às temáticas abordadas, o levantamento realizado junto aos maratonistas indica que as características do II SpaceIF mais bem avaliadas foram a liberdade de escolher os membros das equipes, a interação via Discord e a gamificação oferecida pelo Prêmio Sputnik – perguntas lançadas na plataforma em horários aleatórios e que premiava as equipes mais assertivas e rápidas nas respostas. Tudo isso levou a 100% dos participantes maratonistas indicarem que o evento estava bem estruturado, 95% participariam novamente de uma maratona semelhante no futuro e que recomendariam a um amigo a participação.

Musicalização do saber Fase 2: Uma proposta crítica pedagógica para a história da filosofia
Autores
  • Marcio Junglos marciojunglos@ifsul.edu.br
  • Camili Luísa Freytag camilifreytag.va393@academico.ifsul.edu.br
  • Vitória Camili Andreghetti vitoriaandreghetti.va350@academico.ifsul.edu.br

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Resumo

Musicalização do saber (Fase 2), nasceu com o intuito de trazer a filosofia de um forma leve, assim a unindo com a música. Nós visamos instigar um pensamento crítico filosófico nas pessoas, com as quais escolhemos aplicar o mesmo. Escolhemos quatro filósofos essenciais para a construção da filosofia, sendo eles: Aristóteles, Platão, Sócrates e Tales de mileto. Todos os filósofos, por nós estudados, tem um porque. Eles nos ajudam a nos entender como ser humano e entender a nossa sociedade e comportamento social, principalmente criticar isso com diferentes visões. Escolhemos inicialmente aplicar o projeto em forma de música, mas ao aprofundar nossos conhecimentos, nós chegamos a um consenso comum. Para levar o projeto aos alunos, nós inicialmente apresentamos o mesmo, discutimos sobre a proposta, e trazemos uma breve discussão sobre os estudiosos. Esta forma nos proporcionou muito conhecimento, além de que nos trouxe outra visão sobre a nossa sociedade. Tivemos a oportunidade de apresentar o projeto no ano de 2021, e isso, posso dizer com muita certeza, que enriqueceu muito o nosso trabalho. Nós vimos como os alunos entenderam a proposta e contribuíram muito, trazendo suas histórias e posicionamentos. Com isso, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo. A partir disso estamos musicalizando o nosso trabalho, o processo de criação das músicas se tornou muito mais leve, pois agora, nós sabemos exatamente como é a realidade alheia, com isso, as nossas músicas estão vindo de uma forma que contribui muito para o projeto. Como por exemplo, as palavras, agora estão dentro do vocabulário do dia-a-dia, mais fáceis de digerir. Pretendemos levar a diante, desejamos que seja um trabalho contínuo e que possa agregar muito a sociedade, sendo esse nosso maior propósito, que nada seja em vão e que a nossa passagem possa ser de grande valor na sociedade.

1ª JORNADA EMPREENDEDORA IFSUL
Autores
  • Jander Luis Fernandes Monks jandermonks@ifsul.edu.br
  • Daniel da Rosa Couto ddanicouto@gmail.com

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Resumo

O Empreendedorismo tem se tornado um tema relevante para o desenvolvimento dos estudantes e para sua atuação na sociedade, como cidadãos e futuros profissionais. As diretrizes institucionais do IFSul estimulam as práticas de ações empreendedoras fomentando o protagonismo do estudante na área de atuação profissional. Diante do cenário pandêmico vivido no ano de 2020, que afetou drasticamente a vida das pessoas, e a necessidade de uma interação dialógica com a sociedade, para ajudar no desenvolvimento social, a 1ª Jornada empreendedora foi realizada por servidores e estudantes do IFSul, com o apoio do SEBRAE/RS. A ação de extensão, registrada na Proex, foi realizada de forma online, pública e gratuita, no formato de webinários. Objetivou-se potencializar a realização de um programa de educação empreendedora, beneficiando a comunidade interna e externa do IFSul desenvolvendo temáticas para incentivar a cultura empreendedora. O evento seguiu as orientações de distanciamento social, sem haver nenhum contato presencial. Os Webinars consistiram em palestras online, em vídeo, gratuitas, gravadas ao vivo, que permitiram a interação da audiência via chat. O evento ocorreu por meio de uma plataforma de conferência remota, transmitido no canal do YouTube da própria jornada. Os Webinars foram gravados para que o público-alvo tivesse acesso em momentos assíncronos. Para promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, houve a presença de tradutores e intérpretes de libras do IFSul. Foram realizados dois Webinars por semana, entre 09/11/2020 e 09/12/2020. Como resultado desta ação 600 pessoas foram alcançadas. Nos feedbacks coletados durante o evento, o público alcançado declarou-se satisfeito com os temas abordados, salientando a relevância da ação para o contexto atual, que promoveu uma interação dialógica com a sociedade, estimulando o empreendedorismo e a inovação em tempos de crise, necessários para o desenvolvimento social.